Superintendente da Economia de Goiás participa da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais

Últimas Notícias
1ª Reunião Extraordinária da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais, da Secretaria do Tesouro Nacional (CTCONF)

Hoje (13/08) ocorreu a continuação da 1ª reunião extraordinária (iniciada no dia 06/08), em meio virtual, da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais CTCONF, da Secretaria do Tesouro Nacional. O superintendente Contábil da Secretaria da Economia de Goiás, Ricardo Borges, participou representando o Conselho Nacional Fazendário (Confaz), nomeado como titular da Câmara (com direito a voto).

"O Confaz congrega a opinião das Fazendas Públicas Estaduais de todo país, então levamos para essa Câmara técnica a representatividade e opinião dos Estados e Distrito Federal", frisou Borges. Na pauta, além do regimento interno do CTCONF, foi discutido como tema central: Rendimentos de aplicação financeira de liquidez imediata. "Nosso foco foi sobre os procedimentos contábeis para o registro das perdas, que são rendimentos negativos dos investimentos realizados pela Administração Pública, com destaque para a qualidade da informação e transparência dessas aplicações", explicou o superintendente.

A reunião foi realizada por meio de videoconferência, contando com a participação exclusiva dos membros titulares, suplentes e assessores técnicos indicados pelos órgãos que compõem a Câmara Técnica. Foi restrita devido à pandemia do novo coronavírus. Além do superintendente Contábil da Economia, do Estado de Goiás também participou o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Celmar Rech, como membro titular da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

A CTCONF foi recriada em março deste ano pelo Decreto federal nº 10.265. Sua função é assessorar o órgão central de contabilidade da União na elaboração das normas gerais relativas à consolidação das contas públicas. A Câmara é composta por 31 membros representantes de vários órgãos e entidades, entre elas a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e outros.

Fonte: Comunicação Setorial - Economia Goiás