Mutirões pelo país esclarecem dúvidas sobre Imposto de Renda gratuitamente

Últimas Notícias
Em várias regiões brasileiras, eventos são organizados para auxiliar no preenchimento adequado da declaração

Em várias regiões brasileiras, eventos são organizados para auxiliar no preenchimento adequado da declaração.

A pouco mais de um mês para o fim do prazo de entrega, sem multa, da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2015, os sindicatos filiados à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, lançam as campanhas Declare Certo e IR Legal. A ideia é esclarecer, gratuitamente, as dúvidas sobre a declaração.

A programação acontece em várias cidades de estados como Sergipe, Pernambuco, São Paulo, Tocantins, Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Santa Catarina, Amazonas, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul. Em Pernambuco, o Sescap-PE começa o trabalho no próximo dia 30, no Shopping RioMar, atendendo o público gratuitamente, no horário de funcionamento do shopping até o dia 1º de abril, segundo informações da assessoria de comunicação do Sescap-PE.

De acordo com a assessoria, os mutirões ocorrem em locais com grande circulação de pessoas, como praças, shoppings e universidades. Além disso, palestras também são realizadas a fim de evitar erros na declaração. "As informações precisam ser preenchidas com exatidão para que o documento não caia na malha fina, já que a fiscalização da Receita Federal está cada vez mais rígida. A inexperiência do contribuinte é um dos principais motivos que levam a erros e omissões na declaração. A assistência também assegura a identificação do melhor modelo: o completo ou o simplificado", explica o presidente da Fenacon, Mario Berti.  

Conforme informações da assessoria, os plantões de atendimento contam com a participação voluntária de empresários contábeis, que orientam os contribuintes sobre os itens a serem declarados, como a aquisição bens de consumo acima de R$ 5 mil, por exemplo.  "É importante ter em mãos todas as notas que comprovem a compra desses produtos, especialmente veículos e imóveis", afirma Berti.

Outras informações podem ser obtidas com o Sescap/Sescon de cada região. A lista completa de entidades e os respectivos contatos estão disponíveis por meio do site da Fenacon (www.fenacon.org.br), no menu Sindicatos filiados.

 

 

FONTE: FENACON